sábado, 2 de março de 2019

Gentalha, Gentalha, Gentalha!


“Pode vir alguma coisa boa de Nazare?”

João 1:45-49

Para pessoas normais, a frase desse Natanael já seria o suficiente para deixa-lo fora do grupo. Isso, em nossos dias, traduz mais ou menos assim:  Pode vir alguma coisa boa do nordeste? Pode vir alguma coisa boa da África? Pode vir alguma coisa boa da Argentina? Pode vir alguma coisa boa do movimento LGBT? Pode vir alguma coisa boa de um evangélico? Pode vir alguma coisa boa de um ateu? Pode vir alguma coisa boa de uma tribo indígena? Pode vir alguma coisa boa de um petista? Pode vir alguma coisa boa de um bolsonarista?  O jovem Natanael tinha a sua construção tão perfeita, sem contaminações que fica indignado em saber que o messias não veio de alguma cidade onde estavam os da “raça pura” de Israel. Era gentalha, gentalha, gentalha – parafraseando o Quico.
Felipe o leva para ver Jesus, que “desarma” Natanael não com uma bronca por pensar diferente, mas sorri (a parte do sorriso  é imaginação minha) e faz um elogio:” - Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". João 1:47 . Aliás, bons líderes  extraem o  que  tem de melhor nas pessoas e fazem com que elas produzam frutos excelentes com seus dons e talentos. Elas tem um dom especial para detectar habilidades e competências.  Talvez o  dom de Natanael  fosse o da honestidade, ou seja, aquele que não é corrupto.
Natanael fica com cara de tacho (isso também é imaginação minha). E diz: Ei? De onde você me conhece?  E Jesus responde: da figueira.
Eu fiquei curiosa para saber o que aconteceu nessa figueira. Natanael estaria fazendo algo ilícito? Ele estaria tendo algum pensamento suicida? Ele estaria discutindo com alguém que não era da “raça pura” talvez um nazareno? Eu não sei... mas Jesus sabia e o desarma.
O bom líder, percebe as coisas discretamente. Não divide sua equipe por guetos, mas é inclusivo.  O bom líder não vê o mundo (Brasil) como um grande campo de batalha, onde quem é bom é aquele que pensa igual a ele e o inimigo é quem pensa diferente. Isso eu chamo de paranoia.  O bom líder não se ofende por conta de picuinhas e na sua equipe ele direciona os que pensam diferente não para dividir, mas para aprimorar no crescimento. Eu diria: agregar.
Inimigo que eu entendo é aquele que veio para roubar, matar e destruir, fora isso, existe apenas pessoas que pensam diferente. E ainda sim, penso que podemos “desativar meninos bombas” com a educação a fim de que sejam salvos e não se embrenhem por esse caminho,  mas deixo esse assunto para outra reflexão que escrevi  recentemente. Para lê-la, clique aqui. 
Só quero deixar uma reflexão para lançar a luz ao verdadeiro sentido de cristão que se perdeu por aí com tantas heresias.
É Natanael.  Antes que essa história acabe, você verá que os céus abertos, e os anjos de Deus descendo e subindo sobre o filho do homem.
É Natanael. Venha caminhar com esse “nazareno”, cujo espírito é feito da inclusividade. Deixe aflorar o seu lado bom, o da honestidade, e não o da corrupção, porque caso contrário,  irá continuar nesse caminho exclusivista, onde só você está certo, só você é o “bonzão” e o grande perigo é que vai começar a sair ratos e baratas desse esgoto.
É Natanael. Se desconstrua. Tire esses óculos do preconceito. Ande com um bom líder e daí sim você vai ver a verdadeira glória de Deus que não é feita de muros e trincheiras, mas de pontes da liberdade onde todos  possam passar. Vem Natanael, andar com Jesus!!!

Lina Linólica
02/03/2019

Notinha da autora:
Nessa sociedade mimimi é difícil achar “termos politicamente corretos”. Fui usar o termo messias e logo associei a alguém... mas deixa para lá.  Fui usar o termo líder maduro e logo associei a outro alguém, daí substituí por um “bom líder”, senão as pessoas que não estão conseguindo ler um texto inteiro, pegam só um pedacinho e transformam tudo isso em uma grande confusão.  Está difícil escrever algo.
Sim... pensei em  Ilona Szabó de Carvalho. Não a conheço, mas pelo que entendi é uma pessoa competente, mas a trataram como uma inimiga? Oi?
Sim, pensei no esgoto que tenho visto em tantos comentários, isso tem feito muito mal para  a alma humana. O moço que levou a facada e ficaram zombando. O ateu que mandaram pro inferno. O menino que morreu e ficaram zombando do avô preso. Pô gente, vai andar com Jesus, o nazareno, o inclusivo, o que desarma, o que sorri, o que salva, o que acolhe, senão esse Brasil vai ficar fedido demais.
Talvez insira mais esse capítulo no meu livro “desconstrução” que está à procura de um editor.

Para adquirir meu livro pela amazon :  ebook   // versão impressa









Nenhum comentário:

Postar um comentário