sexta-feira, 1 de agosto de 2025

A história da touquinha rosa de cetim

 A história da touquinha rosa de cetim


Nesses tempos quase não passeio ou viajo. Vivo uma fase da vida mais reclusa entre casa, trabalho e ajuda no cuidado de minha mãezinha de 94 anos. 


Quase não vou ao centro de Osasco, mas ontem,  precisei consultar um  médico e acabei passando ali pela rua Primitiva Vianco. 


Próximo ao ponto de ônibus tinha vários ambulantes. É raro eu comprar alguma coisa, mas algo chamou minha atenção: era uma touquinha de cetim cor de rosa.


No meu coração ouvi uma voz familiar me dizendo. Compre essa touquinha.


Pensei: - É… vou comprar, afinal de contas, nesse friozinho, pós progressiva, nada melhor do que dormir com uma dessas. O cabelo acorda comportadinho. Nem pense que vou postar minha foto com a touquinha. A gente fica feia pra dedéu. 


E assim iniciei a minha compra com a vendedora ambulante, uma senhorinha idosa:


  • Quanto custa?

  • 15 reais!


Pego o valor  na carteira e  entrego para a senhorinha que extasiada glorifica a Deus.


Achei peculiar a atitude da senhorinha e prontamente ela justifica em sua simplicidade:


  • Acabou de passar uma pessoa aqui dizendo eu não ía vender nada que o meu lugar era em casa fazendo comida.  Disse ela indignada.

 

Abracei a senhorinha e lhe disse palavras de bênçãos sobre seu negócio e sobre a vida dela. Ela  se sentiu agradecida. Seu semblante ficou feliz  cheio de esperança. 


Voltei para casa feliz com  minha touquinha cor de rosa e pensativa. 


Estamos cheios de haters nas redes sociais e agora eles têm saído das telas para atormentar as pessoas. É um povo estranho, cheio de ódio e vive torcendo para que dê errado a vida das pessoas.


O mundo seria bem melhor se ao invés de palavras de agouro,  as pessoas fossem mais gentis umas com as outras.  Não sabemos das lutas que cada um está travando, o mínimo que podemos fazer é ser gentil. 


Por isso que a ênfase de Jesus sempre foi essa, do amor pelo próximo, cura, perdão.  E isso fez eu ganhar o meu dia, pois estava sensível às coisas do reino de Deus.


Agora, cada vez que eu olhar para a touquinha vou lembrar desse episódio  que eu deixei o dia de alguém mais feliz.